segunda-feira, 19 de setembro de 2016

O que foi a revolução neolítica

Resultado de imagem para neolitico
Foto retirada de (c) ahistoriapresente.blogspot.com
Começa então cerca de 10.000a.c. Nesta época o homem já havia aprendido a fazer canoas e quais plantas usar para tratamentos medicinais e começaram a desenvolver as religiões. Foi neste período que o homem passou a desenvolver a agricultura fornecendo uma fonte estável de alimento, fizeram casas de madeira, pedra e barro e as aldeias. Também se desenvolveu a domesticação de animais e pastoreio.

Quase todos eram aparentados entre si porque a comunidade era constituída por poucas famílias - as famílias "clãnicas" -. A tomada de decisões na aldeia estava a cargo dos chefes de família, os anciãos. Mais tarde a figura do patriarca surgiu, escolhido entre os mais valentes e sábios chefes de família. Era líder religioso e político.Ele também era quem protegia a comunidade de ataques de grupos rivais.

Nas aldeias a atividade fundamental era o cultivo nos campos feito pelas famílias. Não havia especialização de trabalho, todos se dedicavam a economia de subsistência e não havia muito excedente. Havia apenas divisão de trabalho entre homens e mulheres, mas era quase inexistente, muitos acabavam fazendo tarefas similares para ajudar um ao outro.

Já havia o linho e a lã que substituiriam as roupas de pele de animal.

Bibliografia:

História: das cavernas ao terceiro milênio - editora moderna 

Nenhum comentário:

Postar um comentário