domingo, 25 de setembro de 2016

Período Pré-Homérico

Resultado de imagem para creta grecia
Imagem retirada de (c) canapeauacupisici.wordpress.com

O que foi?

Foi o período de 2800a.c até 1100 de estabelecimento do homem na Grécia. O mar os atraia para viver nesta terra. Sua dieta era muito boa, contribuindo para que vivessem muito tempo.

Organização

Os gregos se organizaram em dois tipos de comunidades sendo elas:

- Comunidades Gentílicas: 

As pessoas possuiam afinidade entre si, achavam que vinham do mesmo ancestral, não existia propriedade privada, todos usavam a mesma terra de forma comunitária. Cada comunidade gentílica possuia um líder (o pater). Acreditavam também em vários deuses (politeísta)

A figura do Pater era:

> Líder
> Chefe militar (comunidades brigavam entre si)
> Juiz (haviam sim brigas dentro das próprias comunidades)
> Chefe religioso

- Os Reinos:

Era um grupo de pessoas fica na mesma órbita e possuem uma família na sua liderança. Na época havia 3 reinos:

> Creta
> Tróia (fica na ásia menor onde é atualmente a Turquia)
> Micenas

O solo de Tróia era o melhor que tinha e por isso Micenas brigava muito com os troianos para tentar conquistar aquele território. Creta é muito famoso por abrigar a figura do minotauro que hoje em dia acredita que era o rei de Creta, ele havia criado o labirinto de Cnosso.

Havia muitos saques a navios devido a essa pobreza do solo grego. Além disso, o mar Egeu separava Micenas de Tróia e por isso ambos os reinos tinham muitas guerras, para terem controle do mar.

O Povo Indo-Europeu:

Os povos que deram origem a Grécia em 2800a.c. chamamos de indo-europeus. Mas mais tarde em 2000 a.c. chegaram mais povos indo-europeus:

Aqueus  --->
Eólios    --->    Viveram através do modelo de comunidades gentílicas
Jônios   --->

Até que chega o povo dório que era bem mais militarizado, dominava o ferro e os gregos apenas o cobre e o bronze, logo, os dórios eram superiores e ficam num patamar privigeliado. Quando chegam, muitos dos povos que já viviam na Grécia fugiram para o Egito e até Secília, mas obviamente não conseguiriam ter o mesmo estilo de vida que na Grécia.

Vamos lembrar também que a idade dos metais começa em 5.000a.c.

Nenhum comentário:

Postar um comentário